sábado, 9 de julho de 2011

A Doçura Pelotense

           A cidade Pelotas, localizada no sul Gaúcho, é famosa por ser a "Terra do Doce", devido à qualidade da cozinha doceira; assim como é conhecida por ser um local com muitos homossexuais - calúnia. A fama de carregar a bandeira do arco-íris só foi destinada a Pelotas porque, em meados do século XX, uma grande quantidade de homens foi enviada para França com o objetivo de estudar e, de lá, voltaram bem educados - a elegância não foi perdoada pelo gaúcho viril, virando motivo para deboche. 
          Simpatia não é falsidade, da mesma forma como educação e elegância não são frescura: os bons modos fazem falta na sociedade atual tão preocupada com o desenvolvimento - especialmente egoísta - e com o acúmulo de capital. Embora nem todos sejam de nosso agrado, a convivência, muitas vezes, é obrigatória e o cultivo de valores como a simpatia pode tornar o desgosto menos incômodo. Bons modos não deveriam surpreender: um cidadão pobre de São Paulo foi aplaudido ao devolver ao dono uma carteira com o dinheiro e os documentos intactos; mais do que um ato de cidadania, uma obrigação.
        Ser elegante é, também, passar despercebido: roupas adequadas às ocasiões, tom de voz agradável sem demasiadas alterações, até mesmo espirrar ou tossir sem chamar atenção; gestos que visam não incomodar o outro e acabam sendo notados devido à escassez de valores na sociedade contemporânea - a maioria da brigas poderia ser evitada se o tom de voz do argumento utilizado não soasse como uma agressão.
          Quando os rapazes pelotenses voltaram da França, além dos bons modos, desenvolveram ainda mais a linguagem falada, inclusive da Língua Portuguesa, que até hoje pode ser ouvida na sua cidade natal, com poucas falhas. Cada gesto de boa educação deve servir de exemplo e deve ser valorizado, até mesmo com a elegância ferida quando uma mulher fala um "obrigado" ou a atendente da padaria responde com um "obrigada você".

Um comentário:

  1. Adorei, vc não tem noção de quantas vezes ja contei esta história... bonito e louvável seu interesse.. Parabéns...

    ResponderExcluir