quarta-feira, 6 de julho de 2011

Calcanhar de Aquiles

           Na mitologia grega, Aquiles foi um dos maiores heróis da Grécia, participante da Guerra de Troia e, consequentemente, personagem principal da Ilíada, do poeta Homero. Lendas afirmam que Aquiles era invulnerável, praticamente imortal, porém tinha uma fraqueza: seu calcanhar; e, dessa falha, sua morte foi resultante. 
             Era da globalização: já não existem mais fronteiras, os continentes voltaram a ser Pangeia - ao menos virtualmente - e abrigam a geração conforto, a qual está acostumada com a rapidez da transmissão de informações e na instantaneidade da resolução de problemas. Não há o desejo de aprender e o interesse pelo conhecimento está diminuindo gradativamente. 
           O Brasil - um país com sua história baseada na submissão e que até mesmo depois de sua independência manteve no governo um imperador português - não desenvolveu o suficiente as áreas relacionadas à educação (tanto é que, atualmente, o maior diferencial no brasileiro é saber corretamente a sua língua nativa e não mais um idioma estrangeiro), continuando seu desenvolvimento sem uma base estabelecida e, dessa forma, foi comprovando o chavão de que não se constrói uma casa pelo telhado; não é preciso ser um historiador para perceber que, certamente, a construção cairia. 
          A educação brasileira é o "calcanhar de Aquiles" do país, o ponto exatamente pelo qual pode desestruturar toda a Nação. A zona de conforto precisa ser quebrada e a base precisa ser urgentemente reconstruída; mesmo que, para isso, mais um movimento como a Inconfidência Mineira - a qual visava à criação de universidades e, principalmente, a independência - seja feito, com a grandiosidade de uma batalha da Antiguidade Clássica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário