segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Meatless Monday

            Designar um dia da semana no qual se deixa de consumir carne é uma mudança significativa que pode ser adotada por qualquer um e que vai ao cerne de várias questões importantes, desde políticas, éticas a ambientais [o transporte da carne é um dos principais emissores de dióxido de carbono, gás que intensifica o efeito estufa]. "Descubra novos sabores" é o apelo da campanha lançada em Londres por Paul McCartney e no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), junto à prefeitura paulistana. 
            A era tecnológica junto ao capitalismo financeiro monopolista faz com que se queira todas as soluções imediatamente e, dessa forma, os problemas a longo prazo são ignorados; a falta de visão não comprova a inexistência dos problemas ambientais e poucas são as pessoas que se conscientizam de detalhes que serão grandiosos no futuro, como reduzir o tempo do banho para a economia de água e energia elétrica, separar o lixo orgânico do reciclável, trocar o carro por caminhadas ou pela bicicleta (...) mas a desculpa de que essas atitudes são irrelevantes é clássica. 
            A natureza é composta por ciclos: os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem - uma menina de 12 anos pode reproduzir da mesma forma como uma mulher de 40; a natureza pode sucumbir amanhã ou em um tempo inestimável: os ciclos terminam e recomeçam, podendo ser longos ou curtos, dependendo das condições em que se encontrarem. 
           Outra preocupação trazida pela modernidade é a da aparência externa e as mulheres, principalmente, são escravas da ditadura da beleza, mas qualquer um que já ousou uma dieta pôde perceber que 100 calorias diárias além da cota já fazem diferença na balança. Então, por que motivo um dia da semana sem carne não poderia ajudar a retardar problemas maiores para o planeta? E cada vez que pensar que a sua atitude não é relevante, lembre: já somos 7 bilhões. 

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