terça-feira, 11 de outubro de 2011

Pra frente, Brasil!

            A Disney revolucionou os filmes de animação ao lançar, em 1998, a história da sua primeira "princesa" asiática: Mulan veste-se como um homem e luta no Exército Imperial, no lugar de seu pai, que estava velho e doente. A heroína vivia em uma sociedade muito tradicional para ser aceita como uma mulher que ajudaria a combater o avanço uno na China.
            Ainda que haja resistência dos mais clássicos, não há como evitar o progressivo desenvolvimento do Brasil [por mais que pudesse ser diferente], já que se vive na Era da Globalização em que já não existem mais fronteiras e os continentes voltaram a ser Pangeia - ao menos virtualmente - e, em um clique, o contato com o outro lado do mundo é feito, tanto para amizades quanto para relações comerciais. 
            Não há mais invasões bárbaras, mas o povo brasileiro age como soldados para combater os resquícios tradicionalistas de que somente a educação presencial é válida [o diferencial é o aluno], de que homem não pode ser "dono de casa" e de que o trabalho de um gari é menos importante que o de um médico. Cursos técnicos formam, em menor tempo e com qualidade, novos trabalhadores de todas as idades - nunca é tarde para começar uma formação. 
            O esforço dos soldados brasileiros resultou em um mercado trabalhista amplo, dinâmico e com uma qualificação que cresce. Se não fosse pelo desempenho populacional e governamental [embora tenha muito para desenvolver-se] o Brasil não receberia, nos próximos anos, acontecimentos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. - ambos trarão diversos empregos [e prejuízos...] e, para eles, o povo precisa preparar-se: o governo disponibilizará cursos para melhor preparo dos empregados - qualificação que permanecerá mesmo após o término dos eventos.
             A honra que Mulan levou para sua família é a mesma que nós, cidadãos, trazemos para o nosso país - seja criando o hábito da leitura ou com o trabalho diário e honesto. A diferença é que podemos triunfar com um sorriso no rosto e sem a necessidade de um disfarce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário