domingo, 22 de maio de 2011

O Pulo do Gato

              Dos meus nove aos meus quinze anos, tive como animal de estimação uma gata não muito simpática e, como tantos outros felinos, dotada de uma curiosidade absurda - ela poderia ser como os outros, mas era especial por ser minha e por compartilharmos um amor que eu o sentia ser recíproco: isso a tornou única. 
                Mais de uma vez tive a oportunidade de ver a curiosidade felina sendo comprovada e a veracidade do clichê: "a curiosidade matou o gato". E, de fato, quase a matou: bocas do fogão acesas enquanto o almoço estava sendo preparado e a gata, com um ronronar interesseiro, estava nos arredores de minha mãe, aguardando tanto por atenção quanto por alimento. Em um pequeno salto, a gata subiu no fogão e queimou seus bigodes, rapidamente desceu, miando em um tom de reclamação. Depois dessa experiência, ela nunca mais ousou subir no fogão.
            Minha própria experiência é fruto de apenas dezesseis anos e reconheço que não é grande, entretanto não é preciso experimentar para distinguir o certo do errado. Discernimento exige reflexão e dá trabalho - nem sempre conseguimos analisar todos os detalhes para que a decisão certa seja tomada. O erro também é consequência da distração, a exemplo do caso ocorrido em dezembro de 2010, em que uma auxiliar de enfermagem engana-se e administra vasilina em vez de soro e acaba por matar a paciente; no mesmo ano, um piloto alinhou incorretamente o avião ao pousar, matando 95 pessoas. 
               Todo erro deve servir de motivação para o acerto e não deve servir como conforto. Valores os quais aprendo tanto com os erros que comento quanto com os erros que vejo sendo cometidos. Assim a sociedade também deve aprender - na hora de administrar o soro, os cuidados dos enfermeiros serão dobrados, como os pilotos ficarão mais atentos ao alinhar os aviões no momento do pouso. E eu aprendo a permanecer atenta, longe dos fogões e mantendo meus bigodes intactos. Talvez este o segredo: cultivar o valor da atenção. Ou seja, o pulo do gato. 

4 comentários:

  1. Muito sutil a mensagem da sua postagem: estar atento e receptivo, vivendo o presente, é a forma de captar vários sinais que nos aprimoram o ser com ensinamentos. Eis a arte de viver com naturalidade.

    Seguindo seu blogue.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a tua redação do simulado? Tomara que seja lida hoje em aula, tua conclusão está perfeita! Parabéns :*

    ResponderExcluir
  3. Sim, é a redação do simulado. Muito obrigada, Lu! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. "mantendo meus bigodes intactos" nem se chamou de gata kkkkkkkkkkkkk amo você e adorei o texto s2 (detalhe que todos os outros comentários são construtivos e etc, só o meu é avacalhado KKK VC ME AMA EU SEI)

    ResponderExcluir