sábado, 11 de junho de 2011

Contemporização Primitiva

                   Em Atenas, na Grécia Antiga, por volta do século V a.C., o filósofo e matemático Platão publicou seu sexto livro, intitulado "A República"; nesse livro, há a "Alegoria da Caverna", mito que conta a situação de vários homens presos numa caverna, onde eles têm nenhum conhecimento além do senso comum e das projeções da luz vinda de uma pequena abertura. Até que um dos homens se liberta das correntes e busca o mundo além da ignorância (caverna), mesmo que, nos primeiros momentos, isso o tenha causado dor - cegueira devido à luz (conhecimento).
                   Questionar os próprios princípios é perturbador -  alterar as ideias que já se está acostumado dá trabalho. O brasileiro (em geral) tem grande dificuldade de sair da zona de conforto para buscar atualização e um campo fora do senso comum - prefere estar preso à ignorância a receber o impacto do saber. Novas ideias são conhecimento - a realidade está no mundo delas, conforme Platão. 
                  A reforma ortográfica da Língua Portuguesa mexeu com a zona de conforto dos brasileiros e, devido à dificuldade de mobilidade ideológica, acarretou uma resistência. O brasileiro resiste às modificações da sua língua-mãe sem compreender qualquer motivo da mudança, sendo o principal deles a unificação da língua nos países lusófonos, para torná-la menos difusa e, assim, mais fortalecida. 
                   A interferência na ortografia portuguesa veio para o bem; adaptações são necessárias para a evolução do conhecimento. O brasileiro deve buscar as novas regras e, gradativamente, quebrar as correntes que o prendem às antigas convenções. Não é obrigatória a concordância com a novidade, mas que cada um chegue à sua conclusão, partindo de ideias reais - pode haver cegueira no início, mas ela passará e, logo, a realidade que será vista recompensará. 

3 comentários:

  1. O novo exige esforço e trabalho de si mesmo... Embora a metáfora da caverna aponte para um conhecimento mais profundo da transformação humana, ficou interessante em relação a mudança nas letras.

    Sempre surpreso com sua clareza e concisão na escrita.

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Adoro vir aqui para ler o que tu posta. Te adoro :D

    ResponderExcluir